Prefeitura promove formatura do curso de brigadas voluntárias de incêndio do CASS

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou, nesta sexta-feira (2/6), a formatura de mais duas turmas do curso de brigadas voluntárias de incêndio, promovido pela Defesa Civil e a coordenadoria do Centro Administrativo São Sebastião (CASS). No total, 93 novos servidores receberam o certificado da brigada voluntária e estão aptos a atuar, caso necessário, em situações de incêndio.

Destinado aos servidores da administração direta e indireta do poder executivo municipal, o curso tem como objetivo trabalhar com a prevenção, preparando os servidores para ocasiões de primeiros socorros e combate a incêndio. A formatura ocorreu no auditório do CASS, na Cidade Nova, sede da Prefeitura do Rio.

– Capacitações como esta são importantíssimas. Por meio do curso de brigadistas, preparamos nossos servidores caso alguma ocorrência venha acontecer. Agradecemos a Defesa Civil pela parceria e parabenizamos os voluntários e voluntárias pela formatura – afirmou a subsecretária de gestão da Secretaria de Infraestrutura, Lívia Figueiredo.

Os temas ensinados durante o curso prepararam os alunos para atuar em situações emergenciais. Durante as aulas teóricas e práticas, os voluntários recebem instruções de como operar equipamentos de combate a incêndio, passam por treinamento de plano de abandono e aprendem técnicas de primeiros socorros. Desde o início das atividades, em 2022, seis turmas foram formadas, totalizando mais de 200 brigadistas.

Simulação de evacuação de incêndio será realizada em junho

Em 30 de junho, a coordenadoria do CASS, em conjunto com a Defesa Civil, irá organizar o primeiro simulado de evacuação emergencial da história do CASS. O exercício, que consiste em um treinamento prático, terá como finalidade preparar os servidores para casos de incêndio no histórico edifício da Prefeitura do Rio.

– Faremos a evacuação de mais de cinco mil pessoas no Centro Administrativo São Sebastião, e a brigada voluntária terá um papel fundamental. Ela está capacitada para atuar ao lado da Defesa Civil nessa tarefa – declarou o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.

Nova turma de brigadistas será aberta em julho

Uma nova turma será aberta no mês de julho. Os interessados devem enviar um e-mail para cass@pcrj.rj.gov.br com nome, matricula, lotação e aguardar contato.