Previ-Rio abre novos prazos de adesão ao Plano de Saúde do Servidor Municipal

Os servidores estatutários, ativos ou aposentados, pensionistas e comissionados da Prefeitura terão nova oportunidade para realizar a adesão, sem nenhuma carência, ou modificações no Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM).

Serão abertos três novos períodos de agosto a outubro: de 7 a 27 de agosto; de 9 a 24 de setembro; e de 7 a 24 de outubro. Os interessados poderão escolher uma das operadoras e efetuar a inclusão pelo sistema PSSM online, disponível no SITE do Instituto.

O primeiro prazo aberto pelo Previ-Rio teve início em 5 de julho e encerrará neste domingo (23/07). Os servidores que realizarem o serviço até domingo terão a cobertura sem carência a partir de 1º de agosto. Aqueles que optarem pelos outros períodos terão o benefício sempre a partir do mês subsequente. Os servidores que realizarem o cancelamento nos novos prazos ficarão vinculados à operadora até o dia 31/08/2023, 30/09/2023 e 31/10/2023, respectivamente.

As operadoras Assim Saúde, Notredame Intermédica e Klini Planos de Saúde, habilitadas pelo edital de credenciamento lançado pelo Previ-Rio em maio, realizarão a cobertura de saúde e serviços odontológicos, no âmbito do PSSM, até 31 de julho de 2025.

Nestes mesmos períodos, os servidores e os pensionistas já beneficiários do PSSM também poderão, sem nenhuma carência, escolher outro plano dentro da mesma operadora (downgrade/upgrade), migrar para outra empresa credenciada ou pedir exclusão, utilizando o sistema PSSM on-line. Os usuários do PSSM deverão verificar os novos valores referentes aos seus planos, uma vez que a não manifestação, nestes casos, implicará a manutenção do titular ou dependente no mesmo plano e operadora atuais.

De acordo com o modelo empregado tradicionalmente, o servidor estatutário descontará 2% da sua remuneração para ter direito a exames, consultas ou internações, no plano básico de referência – a Prefeitura contribui com mais 3% por servidor, como forma de subsidiar cada plano individual. Os dependentes de titulares, pensionistas e os comissionados que desejarem aderir ao plano pagarão um preço de tabela, em contracheque e condicionado a sua margem consignável, de acordo com sua faixa etária.

Cada operadora oferecerá também planos superiores, com uma rede de ofertas mais abrangente e preço diferenciado, de livre escolha do servidor, desde que seja permitido pela sua margem consignável. Também está prevista a coparticipação para quem optar por não utilizar a rede própria (fidelizada) da operadora, em tabela com valores e regras específicos, excluída em casos de urgência ou emergência, internações e cirurgias.

As tabelas com as novas opções e redes credenciadas e fidelizadas estão disponíveis na página do Previ-Rio e no sistema PSSM online.

Os novos prazos para adesão ao PSSM foram publicados em portaria do Instituto, na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (21/07).