Previ-Rio abre prazo para adesão sem carência e alterações no Plano de Saúde do Servidor Municipal

O Previ-Rio abre nesta quarta-feira (5/7) o prazo para servidores estatutários, ativos ou aposentados; pensionistas e estranhos aos quadros da Prefeitura aderirem, sem nenhuma carência, ao Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM). As operadoras Assim Saúde, Notredame Intermédica e Klini Planos de Saúde, habilitadas pelo edital de credenciamento, lançado pelo Instituto em maio passado, irão realizar a cobertura de saúde e serviços odontológicos no âmbito do PSSM, até o próximo dia 31 de julho de 2025.

Os interessados têm até o próximo dia 23 para escolher uma das operadoras e efetuar a inclusão, mediante o sistema PSSM Online, disponível no site do Instituto.

Neste mesmo período, e também sem nenhuma carência, os servidores e os pensionistas já beneficiários do PSSM poderão escolher outro plano dentro da mesma operadora (downgrade/upgrade); migrar para outra empresa credenciada, ou pedir exclusão, utilizando o sistema PSSM Online. Quem já é usuário do PSSM deverá verificar os novos valores referentes aos seus planos, uma vez que a não manifestação, nestes casos, implicará a manutenção do titular ou dependente no mesmo plano e operadora atuais.

De acordo com o mesmo modelo que já vem sendo empregado tradicionalmente, o servidor estatutário descontará 2% da sua remuneração (a Prefeitura contribui com mais 3% por servidor, como forma de subsidiar cada plano individual) para ter direito a exames, consultas ou internações, no plano básico de referência. Já os dependentes de titulares, pensionistas e os estranhos aos quadros pagarão um preço de tabela, em contracheque e condicionado à margem consignável, de acordo com sua faixa etária, para aderirem ao PSSM.

Como de hábito, cada operadora oferecerá também planos superiores, com uma rede de ofertas mais abrangente e preço diferenciado, planos estes de livre escolha do servidor, desde que sua margem consignável permita.

Também está prevista a coparticipação, para quem optar por não utilizar a rede própria (fidelizada) da operadora, em tabela com valores e regras específicos, excluída em casos de urgência ou emergência, internações e cirurgias.

As tabelas com as novas opções e redes credenciadas e fidelizadas ficarão disponíveis, na página do Instituto e no sistema PSSM Online.

Todas as regras para adesão ou modificação estão publicadas em portaria do Instituto, na edição do Diário Oficial desta terça-feira (04/07).