Profissionais de saúde voltam a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira

A Prefeitura do Rio começa nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (27/01), a partir das 12 horas. Até o dia 03 de fevereiro, profissionais de saúde com 60 anos ou mais que atuam nas redes pública e privada da cidade deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina. É importante que levem documentação e comprovante de seus conselhos de classe. Nesse período, também será finalizada a vacinação dos funcionários de urgência e emergência das unidades hospitalares envolvidos no atendimento à Covid-19 e dos que realizam exames da doença.

Categorias profissionais

Nesta fase, serão contemplados, com a devida comprovação, as seguintes categorias de profissionais com 60 anos ou mais: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Por enquanto, a população não deve procurar os postos, porque a vacinação está restrita aos profissionais de saúde e a grupos específicos. Quando o Ministério da Saúde definir a ampliação para outros grupos, a informação será amplamente divulgada. A recomendação é de que as pessoas se vacinem na sua unidade de saúde de referência, que pode ser consultada aqui.

Ambas vacinas serão ministradas

Importante esclarecer que as duas vacinas disponíveis serão utilizadas, a CoronaVac e a AstraZeneca. Sendo assim, o vacinado receberá a dose que for oferecida. Até o momento, a cidade do Rio já aplicou cerca de 60 mil doses.  Nesta segunda-feira (25/01), o município recebeu 76 mil da AstraZeneca, iniciando a  sua distribuição pelos postos de saúde da cidade. O uso total das doses ou reserva para a segunda etapa será orientado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, a orientação é para distribuição de todas as doses da Oxford/AstraZeneca.

A pessoa que fizer parte dos grupos prioritários, neste primeiro momento, tomará a vacina que estiver disponível na unidade em que for se vacinar, e receberá a orientação sobre o prazo em que deverá retornar para a segunda dose. Obrigatoriamente, as duas doses têm que ser da mesma vacina, para garantir a eficácia do imunizante. Além disso, a pessoa deverá receber a segunda dose na mesma unidade em que tomou a primeira.