Projeto Boa Guarda, da GM-Rio, ajuda aluno a superar limitações e conquistar graduação no muay thai

Criado e gerido pela Guarda Municipal do Rio, o projeto Boa Guarda, no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, tem ajudado muitas pessoas no Rio de Janeiro com a prática de aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional. Um dos beneficiados pelo projeto social é Rafael Ribeiro, de 41 anos, que, em 2016, aos 35 anos, sofreu um acidente de moto durante o trabalho, o que prejudicou sua mobilidade, afetando os movimentos do seu joelho.

– Passei por quatro cirurgias, tive que ficar dois anos sem colocar os pés no chão, fiz fisioterapia, mas o meu osso calcificou de uma maneira que ninguém esperava. Durante esse período de recuperação, comecei a frequentar o Parque de Deodoro e um amigo me falou dos treinos. Inicialmente, fiquei receoso, pois não sabia se conseguiria me adaptar, mas recebi muito incentivo do mestre Musgo e estou praticando muay thai até hoje – contou Rafael, aluno assíduo do projeto e que sonha alcançar a graduação máxima no esporte.

Mestre Musgo é Anderson Musgo, um dos guardas municipais mestre em artes marciais – há também profissionais da área de Educação Física – responsável pelas aulas. Ele é campeão mundial de muay thai, pela Muaythai and Muay Boran Sport Association, e também vencedor da competição Max Muay Thai, considerada uma das mais importantes do mundo da modalidade esportiva. E ainda atua como treinador da seleção carioca de muay thai olímpico.

– Rafael é um exemplo para todos nós, é uma das minhas inspirações. Quando estou treinando e tem alguma coisa que acho difícil de fazer, lembro que ele me ensina a todos os dias que se tivermos fé e agirmos tudo é possível ao que crê – afirmou Anderson.

Além de permanecer nos treinos, Rafael está progredindo cada vez mais no esporte. No final do ano passado, o atleta conquistou sua primeira graduação na modalidade desportiva, um feito que requer muita dedicação e também talento. Durante a prova, os alunos são avaliados na técnica (se realizam os golpes corretamente) e também passam por um momento de sparring, em que têm que lutar com outros aspirantes ao novo grau.

Saiba mais sobre o Boa Guarda

A GM-Rio oferece aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, voltado para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos que moram na região. As aulas fazem parte do projeto Boa Guarda, que é gerido pela Coordenadoria de Ações Especializadas (CAE) da GM-Rio. O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes da luta que tem como foco a defesa.  São oferecidas aulas de muay thai, jiu-jitsu, judô e treinamento funcional no galpão que abrigava a estrutura da construtora Queiroz Galvão.

O projeto proporciona bem-estar e qualidade de vida para os moradores da região e também maior aproximação e integração entre a GM-Rio e a população, inserindo os guardas municipais no dia a dia da comunidade.

Os interessados em participar das aulas podem se inscrever diretamente no local com os professores, sendo necessária apresentação de atestado médico para a prática esportiva. Nesse período de pandemia, é obrigatório o uso de máscara e também há limitação no número de alunos por turma. Atualmente, o projeto Boa Guarda conta com o total aproximado de 260 alunos.