Prova de vida dos inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio agora também poderá ser feita pela internet

Os servidores estatutários inativos da Prefeitura e os pensionistas do Funprevi têm agora a possibilidade de efetivar o Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida) também pela internet.

O novo serviço utilizará o reconhecimento facial e deverá ser feito no aplicativo e.gov, do Governo Federal. A decisão do município foi regulamentada nesta terça-feira (02/05), no Diário Oficial.

Com a nova funcionalidade não haverá mais necessidade, por exemplo, de serem apresentados atestados médicos para servidores e pensionistas acamados ou com dificuldades de locomoção, assim como simplifica o processo para residentes fora do país, que não precisarão mais comparecer aos respectivos consulados para a Prova de Vida.

Para a Prova de Vida digital é preciso uma conta no aplicativo e.gov, do Governo Federal, acessível em https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br, e possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE , já que a foto utilizada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Senatran e da Justiça Eleitoral.

A Prova de Vida pela internet terá o mesmo valor da tradicional, com a diferença de que esta modalidade utilizará a ordem de chamada pelo mês de aniversário e não pelo fim de matrícula, como no sistema presencial atual.

Este recadastramento presencial, por final de matrícula, continua, opcionalmente, com comparecimento ao Banco Santander, normalmente até outubro. Neste mês de maio estão sendo convocados os finais de matrícula 5.

Quem já realizou a prova presencialmente não precisa mais fazê-la este ano, e os que optarem pelo sistema digital não precisarão obedecer a ordem do final de matrícula.

O Instituto lembra que o não recadastramento mediante uma das duas formas possíveis resultará na suspensão temporária do pagamento, até o cumprimento da medida.