Secretarias de Fazenda e Planejamento e da Saúde promovem treinamento para equipes de licitação

A Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nesta terça-feira (12/7), um treinamento para 75 servidores responsáveis pelo processo de contratação direta em aquisições. O encontro aconteceu no Arquivo da Cidade e teve o objetivo de adequar a equipe da Coordenadoria de Licitações e Aquisições da SMS (S/SUBG/CLA) para os procedimentos estabelecidos pela Nova Lei da Licitação (Lei Federal nº 14.133/2021).

A iniciativa da SUBGGC e da SMS em promover o treinamento veio da necessidade de auxílio aos servidores que tinham dúvidas na adaptação à nova rotina de trabalho. De acordo com o Decreto Rio nº 50.797, de 13 de maio de 2022, as contratações diretas da Prefeitura devem ser realizadas pelo sistema do Governo Federal: compras.gov.br. A Secretaria Municipal de Saúde precisa se enquadrar no sistema até o dia 15 de julho.

– Nós sabemos que algumas mudanças no ambiente de trabalho podem ocasionar dúvidas. Mas não podemos deixar que elas permaneçam. Um dos nossos papéis é dar esse apoio aos servidores que precisam se adaptar a um sistema totalmente diferente. Nós já reunimos um material de instrução que está disponível no Portal do Servidor, e agora estamos promovendo esse treinamento para capacitá-los ainda mais – afirmou a subsecretária de Gente e Gestão Compartilhada, Roberta Guimarães.

O treinamento foi ministrado pelo servidor Geraldo Caxias, da Coordenadoria de Suprimentos e Infraestrutura (FP/SUBGGC/CGSI), que ensinou o passo a passo do acesso ao sistema e assuntos como cadastro e preenchimento das informações. Os coordenadores da Subsecretaria de Gestão da SMS também palestraram sobre as novas rotinas de trabalho para os servidores das Unidades de Urgência e Emergência, do Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa) e da Defesa Civil.

Para o subsecretário de gestão da SMS, Marcio Leal, será apenas uma questão de tempo para que todos estejam adaptados ao sistema.

– A Saúde tem peculiaridades que não são comuns a outras secretarias, então precisamos de um tempo de adaptação. Muitos pontos só vamos aprender no dia a dia, na prática. Vai ser um processo de amadurecimento, mas é importante termos o passo a passo, o máximo possível de informações para os procedimentos – disse.