Secretário Municipal de Meio Ambiente é eleito presidente nacional do Fórum CB27

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, foi eleito presidente nacional do Fórum CB27, que reúne os secretários e presidentes de órgãos ambientais das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal. Foi a primeira disputa por chapas nos oito anos de existência do fórum

O secretário de Belo Horizonte, Mário de Lacerda Werneck Neto, decano do grupo, teve apoio de cinco capitais e Cavaliere contou com o voto de 12 cidades. Aos 26 anos, o eleito é o secretário de Meio Ambiente mais novo das capitais do país. O secretário do Rio convenceu a maioria dos colegas com um discurso pelo federalismo ambiental, com amplo apoio das capitais na região Amazônica.

– A eleição do CB27 revela que há, entre as capitais, o anseio por um federalismo ambiental. A regeneração verde no pós-pandemia virá do compromisso das cidades com a agenda ecológica do país. A defesa do nosso potencial natural é fundamental para enfrentar as desigualdades, pobreza e fome – defendeu Cavaliere.

Durante a reunião, ele também se disse a favor da criação de uma coordenação nacional para o Bioma Amazônico, que deverá ser ocupada pelo secretário do Meio Ambiente de Belém.

Para o mandato 2021-2022, a governança do CB27 contará ainda com os secretários Eduardo de Castro, de São Paulo; Fabio Braga, de Florianópolis; Luan Alves, de Goiânia; Carlos Ribeiro, de Recife e Alexandro Pincer, de Porto Velho, eleitos para as coordenadorias regionais.

Fórum CB27

Criado durante o processo de preparação das cidades brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, a partir de uma proposta do secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro (2013-2016), Carlos Alberto Muniz, o CB27 atua em prol do fortalecimento e da ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.