Semana do Servidor: Funcionária da CGM que já foi camelô e empresária retoma antiga paixão, seu canal de comida vegana

Desde os 18 anos, Elizabeth Fiuza De Giovanni sempre mostrou capacidade empreendedora. Já foi camelô, vendia cachorro-quente na porta de uma faculdade e mate na praia, e investiu em negócios, inclusive na área farmacêutica. Com esse perfil, viveu os altos e baixos de uma experiência como empresária. Mas, como superar desafios sempre foi algo estimulante, quase aos 40 anos ela decidiu mudar o rumo e fazer concurso público para a Prefeitura do Rio. Aprovada há dez anos para a Controladoria Geral do Município, Elizabeth passou boa parte desse tempo no RH do órgão e, mais recentemente, passou a atuar como auditora da área de Tomada de Contas Especial. Além de fazer suas atividades regulares, como boa multitarefas, ainda ministra cursos para seus colegas em áreas como liderança e trabalho em equipe. E, agora, vai retomar um projeto que ficou parado durante a pandemia: alimentar seu canal no Youtube, o “Veganos no Mundo”.

Essa é a segunda história de uma série de cinco que estão sendo publicadas nesta semana no site da Prefeitura, em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado quinta-feira (28/10). Até sexta (29/10) será publicado um perfil por dia, contando como é a rotina de alguns desses profissionais dedicados ao município, que diariamente trabalham para melhorar a cidade e a vida dos cariocas.
– Existe muito preconceito com o servidor, traçam um perfil de pessoas acomodadas. Isso não faz parte da maioria da categoria, e certamente não é meu caso – logo explica Elizabeth, que tem um trabalho de extrema importância para a cidade. – Como auditora da área de Tomada de Contas Especial, analiso as contas para apurar responsabilidades e danos às finanças públicas. É um setor que produz material para subsidiar o Tribunal de Contas do Município.

Elizabeth Fiuza De Giovanni – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
Além de investir no trabalho, a servidora não perde a oportunidade de estudar. Graduação, ela fez três: ciências contábeis, ciências sociais e psicologia. São vários cursos de extensão, como o mestrado em administração e o MBA em administração pública. Todo esse aprendizado ela usa no dia e compartilha com os colegas de profissão.

– Gosto de motivar as pessoas. Quando dou cursos, faço aulas dinâmicas para as pessoas refletirem. Nessas horas uso minha experiência como psicóloga.

Da vida pessoal, Elizabeth tira inspiração para seu canal Veganos no Mundo. Nele, conta suas experiências gastronômicas durante viagens.

– Fui vegetariana por mais de 20 anos e, há cinco, sou vegana. Vi que essa pode ser uma comida muito gostosa. Não é só salada, não precisa gastar muito como muitos pensam. Por isso resolvi mostrar no canal que todos podem experimentar um novo jeito de comer e de viver. Ser vegano também é uma forma de atuar em defesa da causa animal, que não se limita a cães e gatos – explica Elizabeth, acrescentando que dará um novo enfoque às postagens no canal. –  Sempre gostei muito de viajar, mostrava como era a comida lá fora. Mas a pandemia mudou tudo. Então agora quero ampliar os temas, vou ajudar pessoas que têm dificuldade para cozinhar, dar dicas. Não serão aulas de culinária. Quero mostrar opções de alimentação. Tenho muito amor aos animais, às pessoas, à vida. Quero deixar minha semente no mundo.