Servir é uma arte! Parabéns a todos os Servidores Municipais!

Dedicação, comprometimento, vocação e vontade de “fazer acontecer”. Características que, somadas à empatia, falam muito sobre você, querido Servidor. Sabemos que cumprir essa missão diária não é fácil. As dificuldades são muitas, assim como os desafios. Os anseios também são numerosos… E, por vezes, bate até um desânimo. Mas, para quem, um dia, renunciou lazer e tempo com a família para conquistar um espaço na administração pública, retomar o fôlego faz parte da rotina. Como consta no dicionário, “servidor” é aquele que serve, que cumpre com rigor e zelo o que tem a fazer. E, assim, caro Servidor Municipal, você é peça fundamental de uma grande máquina que depende do seu esforço para funcionar.

Hoje, a homenagem, é um reconhecimento de mais de seis milhões de moradores cariocas que, todos os dias, são assistidos pelo trabalho de um Servidor dentro dos hospitais, nas salas de aula, nos departamentos administrativos, de informática, na limpeza e conservação das ruas, na manutenção da ordem,  no atendimento telefônico, na comunicação, no cafezinho e na refeição preparados com carinho… Merecidamente, o Servidor, ganhou, há 77 anos, um dia para chamar de seu. E, nesta data, 28 de outubro, queremos apenas reafirmar que você é um patrimônio dessa cidade que depende de grandes profissionais para continuar maravilhosa. Gente como o “Servidor em Destaque” que você vai conhecer agora.

Dedicação e amor ao próximo

Em 2007, Eduardo Furtado chegou à Prefeitura do Rio. Na bagagem, um currículo extenso, com Licenciatura Plena em Educação Física, Pós-graduação em Marketing, MBA em Gestão Pública, Especialização em Gestão Empresarial, entre outras formações. Passou por vários setores da administração municipal e, em todos eles, teve uma missão em comum: lidar com o público, tarefa que, para muitos, não é tão simples assim. Mas, a habilidade de ampliar o olhar sobre as situações cotidianas, fez Furtado enxergar a possibilidade de ir além quando o objetivo é ajudar o próximo. E ele foi.

Antes do funcionalismo público, Eduardo já realizava ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas foi o dia a dia nas ruas da cidade, enquanto servidor, que mostrou como ele poderia ter um alcance maior dessas atividades.

“Sabendo da dificuldade que é ser gestor de uma instituição pública ou privada, busquei através do movimento coletivo conscientizar pessoas a aderirem às campanhas que buscam dar subsídios logísticos e materiais para os mais necessitados”, explica Furtado, que há quase 30 anos ajuda instituições que abrigam idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Anualmente, o servidor também promove caravanas solidárias no Natal, com as quais leva um pouco de alento aos que precisam de uma forcinha extra. Com a contribuição de colegas de trabalho, vizinhos e amigos, Furtado consegue arrecadar toneladas de doações que são distribuídas a centenas de pessoas.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, as campanhas precisaram ser antecipadas e intensificadas com o objetivo de combater a disseminação do vírus. Com isso, o atendimento à população vulnerável e às pessoas em situação de rua tornou-se frequente.

“Com um trabalho coletivo, a cada duas semanas, nós realizamos uma caravana para distribuir os kits de higiene pessoal e de limpeza para a população vulnerável”, conta.

Furtado, de 48 anos, atualmente é Coordenador de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda e, desde 2013, faz parte do Grupo de Líderes Cariocas, um programa que, após um acirrado processo seletivo, capacita e qualifica profissionais para a evolução do serviço público.

Sempre adepto a buscar melhorias para a cidade e a ajudar o próximo, o servidor, que é casado e têm três filhos, afirma que uma das maiores dificuldades para a realização das campanhas é acabar com o mito de que só pode contribuir quem têm boas condições financeiras.

“Isso não é verdade. O coletivo sempre fala mais alto. Se todos puderem ajudar com um pouco, nós atingiremos muitas pessoas. A pandemia complicou as coisas. A mudança no dia a dia das pessoas, o medo do vírus, a baixa ocasionada na renda das famílias, tudo isso foi diretamente proporcional ao aumento da demanda por parte dessas populações. Em situações críticas como essa, a gente tem que investir sempre no movimento coletivo, que é a única força capaz de fazer mudanças”, afirma.

Enquanto você lê esta matéria, Eduardo Furtado já se prepara para a próxima caravana, e comemora o resultado da última ação com a entrega de kits de higiene, limpeza e até lanches. No vídeo abaixo, o Servidor em Destaque conta uma história emocionante vivida durante esse trabalho social que você também, a partir de agora, pode ajudar. Ele ainda deixou uma mensagem aos colegas servidores da Prefeitura do Rio.

A todos vocês, parabéns pelo Dia do Servidor e muito obrigado por tanta dedicação, paciência e compromisso com o funcionalismo público! Um forte abraço de toda equipe do Portal do Servidor!

Assista o vídeo abaixo e compartilhe!