SMTR promove curso de atualização de agentes de trânsito para fiscais de transporte

A Secretaria Municipal de Transportes vai ampliar a capacidade de atuação dos seus fiscais. Nesta segunda-feira (03/05), começam as aulas do Curso de Atualização de Agentes de Trânsito para os servidores lotados na Coordenadoria de Fiscalização em Transportes. O objetivo é requalificar o corpo fiscalizador da SMTR com base no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e reforçar as ações de controle no tráfego da cidade.

– Esta atualização é importante para que os fiscais da Secretaria de Transportes não se limitem a vistoriar apenas a operação e as condições dos veículos de transporte público, mas também possam identificar eventuais infrações de trânsito e autuar os motoristas flagrados em irregularidade. Na prática, são mais agentes capacitados nas ruas coibindo o descumprimento das leis do CTB – explicou o subsecretário de Licenciamento e Fiscalização da SMTR, Eduardo Furtado.

As aulas são ministradas pela Coordenadoria de Integração Operacional no posto da Secretaria de Transportes na Estrada do Guerenguê, em Curicica. Nesta primeira fase, 45 servidores (fiscais, auxiliares e guardas municipais), divididos em três turmas de 15 alunos, são contemplados. Na sequência, o aperfeiçoamento será estendido a servidores de outros setores da SMTR e demais órgãos da Prefeitura integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

O curso tem 32 horas de duração, que serão distribuídas em duas semanas, com aulas online e presenciais (respeitando as regras sanitárias e de distanciamento social com uso de máscaras e álcool em gel) .