Tânia Mendes – gerente de Plano de Saúde do Previ-Rio

A atual gerente de Plano de Saúde do Previ-Rio, Tânia Mendes, vivenciou nos últimos meses grandes mudanças no atendimento ao servidor por parte do Instituto, no qual trabalha há 18 anos. A servidora conta como as alternativas desenvolvidas para o acesso aos serviços do Previ-Rio, durante a pandemia, chegaram para ficar e vem facilitando a vida de funcionários e pensionistas.

“Lembro bem que saí no final do mês de março acreditando voltar em, no máximo, 15 dias ao meu local de trabalho, saí sem saber o que levar, o que iria acontecer, tentando entender o que estávamos passando, tudo muito novo e sem perspectiva, afinal, quem de nossa geração enfrentou uma pandemia?”, relata.

Tânia admite que muitas perguntas passaram por sua cabeça sobre o novo modo de trabalho, já que, a única certeza que tinha era de que o serviço não poderia parar. Logo no início, foram disponibilizados à equipe recursos e acessos a redes internas e e-mails institucionais, considerados de extrema importância para a gerente.

“Para nossa surpresa, o serviço não só não parou como aumentamos a capacidade de produção, de ação, de respostas, de prestação de serviços em um tempo recorde. O afastamento do local e das rotinas do trabalho trouxe imensos desafios a todos os técnicos, mas também trouxe união, envolvimento, adequação, força, ação, determinação e superação. Foi um momento em que tivemos que nos colocar à disposição, de nos fortalecer e nos unir na solução dos problemas e com o total apoio dos gestores do Instituto, os caminhos começaram a ser traçados”, conta.

A gerente explica que a partir daquele momento, os esforços foram voltados para que o servidor tivesse todas as necessidades atendidas, mesmo durante a pandemia. O órgão, então, criou a Agência Virtual para que todos os serviços pudessem ser realizados através da internet.

“Implantamos o processo de migração do plano de saúde, totalmente online, 24 horas no ar, para acesso de nossos servidores no período disponível para movimentações de adesão, exclusão, inclusão de dependente, upgrade e downgrade de plano de saúde, enfim, todas as movimentações disponíveis sem exceção. O alcance foi de aproximadamente 11 mil movimentações no auge da pandemia, nos meses de abril e maio. Hoje, pela resposta positiva da implementação do sistema online, após o período da migração, decidimos manter o serviço com acesso direto pela página do Previ-Rio. O atendimento presencial foi totalmente substituído pelo virtual, nenhum servidor deixou de ser assistido, independentemente de sua necessidade, respondemos a mais de 10 mil e-mails nos últimos seis meses”, afirma Tânia.

A servidora conta ainda que novos procedimentos estão a caminho. “As mudanças não param e a tendência será a de fortalecer este modelo promovendo um marco na história do Previ-Rio. Assim, continuamos nosso trabalho de servir a quem serve, na responsabilidade de se comprometer em melhorar cada dia mais o atendimento”.

Tânia, que este ano completa 30 anos de serviços prestados à Prefeitura do Rio, está sempre disposta a novos desafios. “Meu desejo é fortalecer o conjunto de servidores públicos municipais. E que, no dia 28 de outubro, todos tenham o merecido reconhecimento por sua força e determinação, e por atuarem diariamente na defesa dos direitos do servidor e do cidadão carioca”.

Tânia Mendes