Uziel Rodrigues de Lima – ouvidor da Comlurb

Há quatro anos na Prefeitura do Rio, Uziel Rodrigues de Lima é Ouvidor da Comlurb desde 2017 (e no dia 28 vai comemorar também seus três anos na empresa). Atuou na Secretaria de Conservação e do Meio ambiente em 2016. Trabalhar numa das empresas mais importante da cidade durante a pandemia pediu muita atenção e ainda mais comprometimento dele e toda a equipe de ouvidores.

Uziel nos contou que a ouvidoria conseguiu manter e mostrar bons resultados no teletrabalho. Houve adoção de tecnologias que mantiveram os serviços funcionando num todo. Trabalhar em casa requer o mesmo empenho, dedicação e organização que se pede no ambiente da empresa. Apesar da preocupação com a adaptação na fase inicial da pandemia, o servidor falou que todos os chamados tiveram uma atenção especial através de um grande esforço por parte de toda a equipe, mantendo assim o bom andamento das demandas.

Assim como em muitos locais, esta nova realidade exigiu novas estratégias de logística e aperfeiçoamento de novos métodos de trabalho. Com isso, a percepção de uma rápida absorção da equipe em se adaptar ao novo método de trabalho proposto pela empresa sem perder a qualidade e excelência do serviço prestado à população. Aos poucos o ouvidor e os membros da equipe, que não são do grupo de risco, foram retornando ao local físico, obedecendo os protocolos exigidos para a segurança de todos. Neste momento é importante e desafiador manter a qualidade do serviço e também o dever de proteger a saúde e a vida do servidor público. Estão fazendo o possível para que isso aconteça.

Como ainda não sabemos como será o futuro pós pandemia, Uziel fala da importância de estarmos preparados para construir as melhores condições que sejam ideais para a modalidade de teletrabalho, pois certamente ficará como um legado. Devemos pensar na segurança dos empregados e como poderá ser feito o retorno de forma gradativa, responsável e com todas as medidas de segurança e higiene respostas, já que é um cenário que nos acompanhará por meses ainda. É um novo momento, cheio de incertezas, que trouxe o pensamento coletivo como prioridade, em vários sentidos. Sua expectativa é passar por este cenário desafiador trabalhando, como sempre, em equipe, inovando continuamente, adaptando-se ao futuro para que as atividades da ouvidoria da Comlurb sejam ainda mais efetivas e seguras depois que a pandemia passar.

Além de completar três anos à frente da ouvidoria da Comlurb no dia do servidor, Uziel tem mais um motivo para comemorar o 28 de outubro neste ano. Ao lado do presidente da empresa, Paulo Mangueira, o ouvidor recebeu nesta quarta-feira (28) a Medalha Exército Brasileiro, entregue pelo Comando Militar do Leste. A homenagem é destinada aos cidadãos ou instituições que tenham praticado ação ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro e foi oferecida à Comlurb por sua atuação na limpeza das comunidades pacificadas.

Uziel deixa aos colegas servidores uma reflexão sobre as mudanças que a crise do novo Coronavírus trouxe ao mundo, que tudo parece ainda incerto, que os hábitos e comportamentos mudaram e afetaram também nosso modelo de trabalhar. É preciso refletir que não somos uma ilha, e não devemos proteger somente a si mesmos. O momento é de pensar nos outros com os mesmos cuidados que temos com a gente, de ter a ótica que todos são iguais e a união fortalece. Tem sido um tempo complicado de baixas, desacomodações e descobertas, mas o ouvidor vê na união uma saída para que juntos possam chegar num lugar, ajudando uns aos outros, mantendo a consciência do papel de cada um. E sobre o papel dos servidores, acrescenta: “nenhum país sobrevive e nenhum governo exerce seu papel sem o corpo de servidores responsáveis pelo labor diário. Hoje e todos os dias, mostramos nosso valor em fazer parte da Administração Pública e o orgulho que temos de viver diariamente com os colegas servidores do nosso município. Que Deus nos fortaleça, nos abençoe e capacite sempre no dia a dia nesse ofício tão singular. Parabéns a todos”.

Uziel com a Medalha Exército Brasileiro