Instituto Fundação João Goulart lança o Mapeamento de Burocracia Representativa

O Instituto Fundação João Goulart (FJG) lançou o Mapeamento de Burocracia Representativa. É a primeira vez que um governo municipal no Brasil realiza um estudo inédito que traz dados sobre a composição dos servidores municipais, análises demográficas e perfis que mostram como a Prefeitura do Rio se encontra e quais caminhos podem ser seguidos.

Alguns dados levantados:

O estudo revela que as mulheres são maioria no total de servidores e também nos cargos de gestão, 61%, superando o número de 50% encontrado em governos municipais do Brasil. Além disso, cerca de 51,6% dos servidores são negros (pretos + pardos), número próximo aos 54,3% encontrado na população carioca, refletindo a diversidade.

Destaca também o aumento significativo de pessoas negras aprovadas no processo seletivo de 2022 do Programa Líderes Cariocas, chegando a 49%, 3 vezes mais que em 2012. As mulheres também são maioria (52%) dentre Líderes Cariocas. Além disso, no Programa Rio Liderança Feminina, 54% das integrantes das turmas de 2022 e 2023 são negras.

Os governos municipais são responsáveis por 62% dos vínculos dos servidores públicos no Brasil. A partir deste estudo, outros municípios poderão realizar os seus, com base na metodologia do estudo carioca.

O mapeamento é um lançamento que reforça o compromisso com uma administração inclusiva e representativa, essencial para garantir que o serviço público municipal seja verdadeiramente responsivo às necessidades e à diversidade. Para a presidente do FJG, Rafaela Bastos, “o mapeamento é um estudo e um esforço em tomada de decisão sobre uma pauta de gestão de pessoas que considera a diversidade como estratégia de desenvolvimento de gestores e líderes públicos. Consequentemente, os serviços prestados ao cidadão cada vez tornam-se mais próximos das realidades, com ênfase no plural, nessa pluralidade de cidadania mesmo”.

Este é um marco para uma governança mais justa e abrangente, contribuindo para um debate mais rico, transversal e estratégico à realidade específica do município. Afinal, quanto melhor a gestão pública, melhor a vida.

Acesse o estudo no site do RepertóRio.